História do açude de Coremas
O açude Coremas mãe D'agua, é um dos mais importantes reservatórios de agua do Nordeste do Brasil, está situado na cidade de Coremas na PB, e conta com uma capacidade total de 1.358.000.000 (um bilhão e trezentos e cinqueta e oito milhões de metros cúbicos) de água. No inicio do Século XX surgiu a idéia nos intelectuais da época, entre eles o escritor Baiano Euclides da Cunha, de aproveitarem grandes vales ou acidentes geográficos, conhecidos na época como boqueirão, que nada mais é do que um enorme espaço entre duas serras, para construírem reservatórios de águas para combater a seca no Nordeste. O complexo de barragens Coremas mãe D'agua, foi um dos açudes projetados nessa época, começou a ser construído em 8 de Abril de 1937 e foi concluído no dia 8 de Maio de 1942, tendo como presidente do inicio ao fim da construção o Senhor Getúlio Dorneles Vargas.

A obra era gigante para época, devido a imensa quantidade de agua, foi necessário construir quatro barragens para conter toda a agua do açude, uma no boqueirão principal e outras três barragens auxiliares. A parede principal tem 1550 metros de comprimento, com 50 metros de altura e 10 metros de metros. A barragem de Coremas recebe águas dos rios Piancó e Aguiar, e quando chega a sua capacidade total e começa a sangrar, suas águas descem o rio Piranhas em direção ao Rio Grande do Norte, e chega à Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de agua desse estado, localizada na cidade de Itajá RN. Poucos sabem mais o nome oficial do Açude de Coremas é Engenheiro Egberto Carneiro da Cunha (construtor da barragem) desde 1957.
Está perto de sangrar
Hoje a Barragem ocupa o terceiro lugar na ordem das maiores do Brasil, mais por 18 longos anos assumiu a primeira colocação como a maior do Pais, perdeu o posto para o Açude de Orós no Ceará, contruído em 1960, e depois para a Barragem engenheiro Armando Ribeiro

Gonçalves (barragem de açu) inaugurada em 1983.
Informações chegadas até nós é que o Açude de Coremas falta apenas 1,8 metros para alcançar sua capacidade total. Assim como nossa barragem aqui em Itajá, o Açude de Coremas recebem visitantes de todas as partes da Paraíba e estados vizinhos para verem a beleza de sua sangria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário